Um projeto em análise na Câmara dos Deputados pretende alterar o alcance das decisões na cobrança de dívidas trabalhistas. Pela proposta, uma empresa não poderia ser incluída somente na fase de execução se não tivesse participado da ação desde o início.
A mudança desloca para a etapa inicial do processo a definição das empresas que poderão responder pelo débito reconhecido pela Justiça do Trabalho. Com isso, a relação de partes submetidas à cobrança não poderia ser ampliada depois do julgamento, conforme o texto divulgado pela Câmara.
Regra alcança a fase de execução
A execução trabalhista ocorre depois que a Justiça define a existência da obrigação e chega o momento de cobrar o valor devido. É nessa etapa que o credor busca o pagamento previsto na decisão judicial.
O projeto estabelece que a cobrança siga o grupo de empresas que integrou a ação desde a sua abertura. A empresa que não tenha participado da fase em que o caso foi discutido e julgado não poderia ser chamada posteriormente apenas para responder pelo débito.
Na prática, a proposta trata da passagem entre o julgamento e a execução. O texto busca impedir que a identificação de uma empresa responsável pela dívida ocorra somente quando começa a cobrança, depois de encerrada a discussão principal do processo.
Definição ocorreria no início do processo
De acordo com a proposta, a indicação das empresas sujeitas à eventual cobrança teria de ocorrer desde o começo da ação trabalhista. Essas empresas participariam da tramitação do caso e teriam a oportunidade de apresentar sua defesa antes da decisão.
O projeto, portanto, vincula a execução à composição original do processo. A empresa que não estivesse entre as partes desde a fase inicial não poderia ser alcançada pela sentença apenas por uma decisão tomada no momento de localizar patrimônio ou cobrar o débito.
A medida também estabelece uma sequência para a responsabilização. Primeiro, as empresas seriam identificadas e incluídas na ação. Depois, o processo seguiria com a apuração dos fatos, a apresentação das manifestações das partes e o julgamento. Ao final, a cobrança ficaria limitada às empresas que participaram desse percurso.
Participação e direito de defesa
O fundamento do texto está na exigência de que a empresa submetida à cobrança tenha participado do processo em que a responsabilidade foi discutida. A proposta associa a inclusão na execução à possibilidade de defesa durante a fase de conhecimento, quando a Justiça examina o caso antes de proferir a decisão.
Se aprovada, a regra restringirá a inclusão tardia de empresas em ações trabalhistas. A empresa chamada apenas depois da sentença não teria participado da produção dos argumentos e das provas que levaram ao resultado do processo original.
O texto não elimina a fase de execução nem altera a necessidade de cobrança de uma dívida reconhecida judicialmente. O ponto central é definir quais empresas podem ser atingidas por essa cobrança e em que momento essa identificação deve ser feita.
Limite para a sentença
A proposta também trata dos efeitos da sentença em relação às empresas. A decisão judicial teria de observar a composição do processo desde a origem, sem alcançar uma empresa que não tenha integrado a ação na etapa anterior ao julgamento.
Com essa previsão, a sentença não poderia ser usada para incluir uma nova empresa somente quando o credor buscasse receber o valor devido. O alcance da decisão ficaria relacionado às partes que estiveram presentes durante a tramitação do processo.
A regra pretendida não permite que a execução seja utilizada para modificar o grupo de empresas envolvido na ação. A cobrança passaria a representar a etapa de cumprimento de uma decisão já tomada, e não uma oportunidade para ampliar a lista de responsáveis pelo débito.
Tramitação na Câmara
O texto ainda está em análise na Câmara dos Deputados. Como se trata de uma proposta em tramitação, a regra prevista ainda não está em vigor e pode ser examinada pelos órgãos responsáveis antes de uma eventual votação.
Durante o processo legislativo, o projeto poderá ser discutido e receber alterações, de acordo com a tramitação definida pela Câmara. A aplicação da medida dependerá da aprovação nas etapas previstas e da conclusão do processo legislativo.
Até que isso ocorra, permanece em debate a forma de delimitar a responsabilidade de empresas que aparecem no processo em momentos diferentes. O projeto concentra essa definição no início da ação e impede, conforme o texto, que uma empresa seja chamada somente na etapa final de cobrança.
O que muda com a proposta
O principal efeito do projeto seria antecipar a definição das empresas que poderão responder pela dívida trabalhista. A identificação deixaria de ser feita ou ampliada na fase de execução e precisaria constar da ação desde o começo.
Para as empresas, a medida estabeleceria que a participação no processo preceda eventual cobrança. Para a parte que busca o pagamento, o texto exigiria que a indicação das empresas responsáveis ocorresse já na abertura da ação.
O projeto também separa com maior rigor as duas etapas do processo: a fase de julgamento, em que são analisados os fatos e definida a responsabilidade, e a fase de execução, destinada ao cumprimento da decisão. Pela proposta, a segunda etapa não poderia incluir uma empresa que ficou fora da primeira.
A mudança, segundo o texto, alcançaria situações em que uma empresa é chamada a responder pela dívida apenas depois da decisão trabalhista. Nesses casos, a inclusão posterior não seria permitida se a empresa não tivesse participado da ação desde o início.
O projeto em análise na Câmara, assim, cria um limite para o alcance subjetivo da sentença e para a cobrança de dívidas trabalhistas. A relação de empresas submetidas ao processo teria de ser definida na abertura da ação, com preservação dessa composição até a fase de execução.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.








